Perguntas, Virtudes e Atitudes.

Perguntas,-Virtudes-e-Atitudes

Diferente do que sempre achei, tenho aprendido que o objetivo da filosofia não é propor respostas, mas sim, encontrar as perguntas. Somente as perguntas certas nos darão acesso aos grandes mistérios da nossa existência.

Somente quando nos propomos a investigar dentro de nós mesmos qual o problema, o que nos incomoda, quem somos realmente… qual o propósito, a causa ou o porquê… é que damos nosso primeiro passo rumo a uma grande transformação.

Assim, as perguntas são a chave de ouro da filosofia.

Sempre pensei que esta chave me levaria a uma resposta científica e inabalável. No entanto, mais e mais tenho percebido que as verdadeiras chaves nos levam a diferentes portas, não a respostas simples, complexas ou profundas, mas sim, a novas ações e atitudes frente a nós mesmos e aos outros.

Normalmente nossas frustrações, medos e preocupações têm sua origem no modo em que agimos. Ao invés de convergirmos nossos pensamentos, palavras e ações para a realização do nosso propósito de vida, muitas vezes, procedemos de maneira inversa e nos distanciamos do caminho que realmente desejaríamos percorrer. Queremos algo, mas atuamos de modo contrário, sabotando nossos próprios sonhos, nossa felicidade e nossa paz de espírito, sem nem mesmo percebermos.

As perguntas certas, quando investigadas de modo sincero, nos levam a descobrir um novo modo de agir, uma nova atitude frente a vida. Nos levam a desenvolver virtudes e princípios que antes ignorávamos. Nos levam a nos tornarmos pessoas diferentes, novas e quem sabe, melhores.

Claro que não é fácil. Pois, se descobrirmos que estamos agindo de modo equivocado, significa que teremos que fazer uma grande mudança em nossas vidas. Muitas vezes, teremos que jogar fora uma característica marcante de nossa personalidade e redesenhá-la de acordo com o novo projeto traçado. E pior, muitas vezes este “vício” ou “má-atitude” era exatamente o que nos unia a todos os nossos amigos. Então, o que fazer?

Do início, as perguntas nos levam a descobrir novos princípios e virtudes. Com estas chaves mágicas, desenhamos a porta para a nossa transformação, e vislumbramos que tipo de atitude deveremos ter daquele momento em diante. Para cruzarmos esta fronteira imaginária, precisamos de força e coragem! Vamos colocar em prática um novo estilo de vida, enfrentar os desafios e seguir o caminho rumo a realização do nosso propósito de existir.

Anúncios