Quem disse que o tempo é linear?

tempo-ciclico

Engraçado como fomos programados a pensar na linearidade das coisas e isto nos traz muita frustração. Como se tudo começasse e progredisse sempre. Não estamos acostumados ao fim e muito menos ao recomeço. Assim, quando terminamos um relacionamento ou mesmo um contrato de trabalho, e temos que recomeçar tudo de novo, muitas vezes percebemos isto como uma falha, um erro, uma incapacidade nossa de gerenciar a vida. Ao invés de percebermos tudo como mera ocasião, pelo fato da vida e do mundo darem voltas contínuas.

Fomos levados a pensar que o correto seria trabalhar, seguir carreira, continuar crescendo e um dia nos aposentarmos. Que vamos namorar, casar, ter filhos, netos, bisnetos e vivermos felizes para sempre.

No entanto, na natureza tudo é cíclico. O sol nasce e se põe todos os dias. Temos as 4 estações, que, ano após ano, se renovam. Temos a lua que continuamente muda suas fases. Temos a própria história geológica do planeta que se aquece e se resfria em ciclos contínuos.

Será que esta linearidade de pensamento é causada pela nossa percepção de morte?

A morte cristã, que é explicada como a saída deste mundo para a vida eterna, reforça ainda mais esta ideia de linearidade. Quando prega que, por maior que seja o nosso sofrimento e sacrifício nesta vida, depois da morte seremos todos recompensados.

Já a maioria das religiões orientais acredita no karma e na reencarnação. Entrando em consonância com a ideia de tempo cíclico do universo e não linear. Aqui aprende-se a lidar com a causa e efeito, que somos a causa de tudo que nos circunda, do presente e do futuro, na vida e mesmo após a morte.

Eu gosto da ideia de espiral, ou seja, um tempo que, mesmo sendo cíclico, também traz consigo alguma evolução. Assim, quando damos uma volta completa e voltamos ao início, sempre trazemos alguma bagagem aprendida que não nos leva a exatamente o mesmo lugar do início, mas sim, algum ponto acima, mesmo que este seja apenas ligeiramente diferente.

Assim, sempre que precisar começar de novo não pense que é uma frustração ou fracasso, mas apenas uma nova partida para a evolução. Uma nova chance. Ou apenas um modo de deixar a vida estimulante e cheia de desafios.

Anúncios