Edificando a força de vontade

vontade2

Hoje resolvi fazer umas pesquisas para me ajudar a superar alguns vícios que ainda me assolam. Por mais que eu não beba álcool, não fume, nem coma carnes, ainda existem algumas coisas que drenam minha energia e que decidi eliminá-las completamente.

Lendo alguns artigos, logo percebi que para superar qualquer vício ou conquistar qualquer coisa é preciso edificar a força de vontade. Ou seja, precisamos que nossa força de vontade seja superior ao desejo de realizar algo indesejado: pense agora em algum vício que está tentando diminuir ou eliminar.

Não foi muito minha surpresa, quando os principais tópicos introdutórios eram todos físicos, dei uma resumida pra facilitar:

  1. Dormir cedo e bastante, o sono é fundamental, e quando regulado com as horas da noite é ainda mais revitalizador.
  2. Ter uma alimentação saudável baseada em alimentos naturais e sem carnes. Isto porque a base energética do corpo é a glicose, e alimentos como frutas, verduras e cereais são ricos em açucares bons. Eliminar junk food. Eles aconselham virar vegano!
  3. Beber muita água e estar sempre hidratado. Quando se sente sede já é tarde demais, você já está desidratado! Interessante…
  4. Fazer exercícios constantemente. Seguindo os primeiros passos automaticamente a quantidade de energia do corpo aumenta tanto que é absolutamente automático a necessidade de se mexer e gastar toda essa energia. Exercitando-se produzimos todos os hormônios que nos deixam felizes.
  5. Doenças e vícios têm bases físicas e são criados pelos nosso hábitos e estilo de vida. Como as bactérias, os vícios existem apenas quando criamos o meio ambiente adequado para que eles sobrevivam e cresçam.
  6. Jejum. A prática de jejuns de tempos em tempos, ajuda o corpo a recuperar e descansar da constante digestão. Na verdade, na maioria das culturas, existem tempos de jejum, como a quaresma, o ramadã… etc… Não precisa ficar completamente em jejum, pode-se também eliminar alguma coisa por um ou mais dias… tipo, tomar apenas água, ou suco, ou fruta…
  7. Rezar. Tenho acreditado no rezar mais como uma conversa consigo mesmo. Um ato de agradecer pelas coisas boas que temos, em modo a atrair ainda mais. E pedir e mentalizar tudo aquilo que queremos realizar. É um processo de fortalecimento dos nossos objetivos.
  8. Toda luta é uma luta perdida. Por isso não lute contra seus vícios. Pois esta luta vai drenar toda sua força de vontade, que é limitada. Ao invés disso, canalize todo o seu tempo e energia treinando e desenvolvendo bons hábitos para melhorar: dormir bem, comer bem, beber água, fazer exercícios, pensar positivamente, ser produtivo, desenvolver um mecanismo de recompensa para suas realizações… “Train smarter rather then harder”.
  9. Perdoe-se. Sentir-se culpado por cometer um vício é ainda pior. Levaram anos para construir um vício e demora para eliminá-lo. Não sinta-se culpado, levante-se e tente novamente.
  10. Perdoe. Ficar magoado ou bravo com alguém cria um ralo energético que drena toda sua força de vontade.
  11. Agrupe-se. Junte-se a pessoas e grupos que auxiliem neste padrão de vida. Grupos de corrida, yoga, academia, gastronomia…
  12. Ajude. Trabalhos voluntários e altruístas ajudam a reforçar sua força de vontade.
  13. Diga Não a pessoas legais. Muitas pessoas legais inocentemente vão te pedir para fazer coisas que você já superou. Aprenda a dizer não para mães, namoradas, amigos… Recuse educadamente e com um sorriso.

Gostei das dicas!
🙂

Anúncios