Sutra do coração

Buddha

Achei algumas versões de tradução desse sutra maravilhoso. Decidi posta-las para percebermos as diferenças e talvez melhor entendermos a mensagem.

CORAÇÃO DO SUTRA DA SABEDORIA


O Bodhisattva Avalokitesvara,
Praticando profundamente o prajna paramita,
Viu claramente o vazio de todos os cinco agregados.
Assim libertou-se completamente do infortúnio e sofrimento.
Oh Shariputra, forma nada mais é do que vazio,
Vazio nada mais é do que forma;
Assim, forma é vazio, vazio é forma.
À semelhança disto, sensação, conceituação, discriminação
E consciência são também assim.
Oh Shariputra, todos os dharmas são vazios,
Nem surgem, nem findam;
Nem são impuros nem puros, destituídos de acréscimos ou perdas;
Assim, no vazio não há forma, nem sensação, conceituação,
Discriminação ou consciência;
Nem olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo, mente;
Nem cor, nem som, nem cheiro, nem sabor, nem tato, nem fenômeno;
Nem campo da visão, nem campo da audição, nem campo do olfato,
Nem campo gustativo, nem campo táctil, nem campo da consciência;
Nem ignorância e nem extinção da ignorância…
Nem velhice e morte, e nem a extinção da velhice e morte;
Nem sofrimento, nem causa de sofrimento,
Nem extinção do sofrimento,
Nem caminho para a extinção do sofrimento;
Nem sabedoria e nem qualquer aquisição;
Nada que possa ser encontrado;
E então o bodhisattva vive o prajna paramita
Sem nenhum obstáculo na mente.
Sem obstáculos, portanto sem medo,
Inteiramente afastado de sonhos ilusórios, isto é nirvana.
Todos os Budas do passado, presente e futuro vivem prajna paramita,
E assim atingem anuttara-samyak-sambodhi.
Portanto saiba, o prajna paramita é o grande mantra,
O mantra vívido, o melhor mantra, o mantra insuperável.
Ele elimina completamente qualquer dor
Isto é a verdade e não uma mentira.
Assim, tome o mantra prajna paramita,
Tome este mantra e diga:
Gate! Gate! Paragate! Parasamgate!
Bodhi svaha! Prajna Paramita Sutra.

TODOS OS BUDAS NAS DEZ DIREÇÕES
TODOS OS GRANDES BODHISATVAS
GRANDE SABEDORIA COMPLETA

http://www.franciscocasaverde.com/zen_sutra_do_coracao_port.html

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* O Bodhisattva Avalokitesvara praticava profundamente o Prajna Paramitta (a sabedoria) e viu claramente o vazio de todos os cinco agregados, e assim libertou-se de todos os sofrimentos.

Ó Shariputra, forma não se diferencia de vazio, vazio não se diferencia de forma. Forma é exatamente vazio, vazio é exatamente forma. O mesmo é para sentidos, percepção, impulsos e consciência.

Ó Shariputra, todos os dharmas são marcados pelo vazio, não aparecem e nem desaparecem, não são impuros e nem puros, sem perdas e nem ganhos.

Portanto no vazio não há formas, nem sensações, percepções, impulsos e consciência; não há olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente; não há cor, som, cheiro, sabor, tato, objeto do pensamento; sem o mundo da visão, sem o mundo da consciência, sem ignorância e o fim da ignorância; sem velhice, sem morte

e sem o fim da velhice e da morte;

sem sofrimento, sem causa do sofrimento, sem a sua extinção e sem objetivo; sem conhecimento e sem ganhos; sem nada obter o Bodhisattva em paz praticava o Prajna Paramitta.

Sem obstáculos na mente; sem obstáculos o medo desaparece. Para além do pensamento em ilusão, este é o nirvana. Todos os Budas do passado, presente e futuro vivem o Prajna Paramitta. * . Portanto obtém a completa e perfeita Iluminação. Portanto conheçam o Prajna Paramita, o grande mantra da transcendência, o grande mantra da iluminação, o mantra sem limites, o supremo mantra, podendo remover todo o sofrimento, este é a verdade, sem falsidades. Então recitem o mantra Prajna Paramita, recitem o mantra que diz: vá, vá, vá além, vá além do além, Prajna Paramita.

http://www.sotozencuritiba.org/sutracor2.php

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Sutra do Coração da Perfeição da Sabedoria.

Om, Homenagem à Nobre Senhora Perfeição da Sabedoria !

Quando o bodhisattva Avalokiteshvara (Senhor Avalokita) praticava a profunda Perfeição da Sabedoria, teve a Iluminada visão de que os cinco agregados [forma, sensações, percepções, vontade, consciência] são insubstanciais. Assim superou todas as tristezas e sofrimentos.

Ó Shariputra ! A forma não difere da insubstancialidade, a insubstancialidade não difere da forma. A forma é somente insubstancialidade, a insubstancialidade é somente forma. Assim também são as sensações, percepções, vontade e consciência .

Ó Shariputra, todos os dharmas (fenômenos) são insubstanciais. Não são produzidos nem extintos, não são impuros nem puros, não crescem nem diminuem. Portanto, na insubstancialidade não há forma, sentimento, percepção, vontade, consciência; não há olho, ouvido, nariz, língua, corpo ou mente; não há cor, som, odor, sabor, tato, fenômeno; não há o reino da visão (e dos outros sentidos) nem o reino da mente; não há (elos da existência dependente, desde) a ignorância e o fim da ignorância até a velhice-e-morte e o fim da velhice-e-morte; não há sofrimento, origem, cessação, caminho; não há conhecimento, nem realização.

O bodhisattva, tendo realizado a Perfeição da Sabedoria, permanece sem obstruções mentais . Sem obstruções mentais ele não tem medo, ele superou todas as visões distorcidas e está distante dos pensamentos ilusórios e alcança o nirvana. Todos os Budas dos três períodos de tempo, depois de realizarem a Perfeição da Sabedoria, alcançaram  Iluminação insuperável, completa e perfeita.

Portanto, deve-se saber que o mantra da Grande Perfeição da Sabedoria é um mantra de grande sabedoria e maravilhoso, o grande mantra iluminador , o mantra insuperável , o mantra sem igual que elimina todo sofrimento; isto é verdade. Pela Perfeição da Sabedoria foi um tal mantra  revelado.

http://chakubuku-aryasattva.blogspot.com.br/2010/09/traducao-direta-do-sutra-do-coracao-da.html

 

 


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