Ser Competente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje na minha aula de Atendimento ao Cliente no SEBRAE aprendi uma coisa muito interessante. O que é competência? Já tentaram defini-la? Não é uma coisa muito simples, utilizamos várias e várias palavras na tentativa. Então a professora falou:

Competência = CHA.
C = Conhecimento Adquirido (Saber)
H = Habilidade (Saber Fazer)
A = Atitude (Querer Saber Fazer)

Também aprendemos a diferença entre SER competente e ESTAR competente.
Ser competente é ter sempre o compromisso e atenção de utilizar estas três características em tudo que fazemos e em qualquer ambiente. Estar competente é quando pensamos que podemos nos dar ao luxo de acordarmos com o pé esquerdo as vezes e não nos importarmos tanto quanto deveríamos. Isto não é ser competente, isto é estar competente quando nos convêm. Ser competente é sê-lo em todos os momentos, em todas as atividades e em todas as relações.

Por fim, aprendemos a diferença de bom tratamento e bom atendimento.
O bom tratamento é ser simpático, disponível, ágil e eficaz, entre outros adjetivos, com os clientes. Mas para ter um bom atendimento, todos os setores da empresa devem ser impecáveis. Do estacionamento, ao ambiente, aos serviços, passando pelos funcionários e finalmente pelo tratamento do profissional. O bom atendimento é uma sequência de inúmeras atitudes positivas que encantam o cliente, uma após outra. Em modo que este sempre volte, independente da concorrência.

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