O muito e o pouco

 

 

 

 

 

 

“Quando temos pouco, até o pouco parece muito.
Quanto temos muito, o muito pode ser pouco.”

Hoje a noite essa frase se materializou em minha mente. Achei tão profunda que fui obrigado a escrever.

Inicialmente se referia ao dinheiro, mas logo percebi que na verdade pode ser relacionada a tudo. Seja ao dinheiro, que a fé, energia, força de vontade, felicidade e qualquer outro sentimento, seja positivo ou negativo. E é impressionante como em um tempo tão curto a situação pode se inverter completamente.

Isto mostra que cada pessoa e momento é incomparável. Não se podem comparar as pessoas pois cada uma está trilhando um momento diferente, com referências diferentes e objetivos diferentes. Não se pode comparar a felicidade ou o sofrimento das pessoas. Exatamente porque quando se têm muito, até o muito pode ser pouco.

Já perceberam, que as vezes estamos tão sem energia que até pra levantar do sofá é um grande esforço. Mas em outros dias, fazemos milhares de coisas, e ainda assim temos energia abundante pra continuar mais e mais. Do mesmo modo como alguém pode passar o dia inteiro ajudando centenas pessoas, e perceber isto como um prazer, como se não fosse nada. Já para um outro alguém, ajudar uma única pessoa, pode ser muito. Foi ai que me veio em mente a Madre Tereza e tantas outras pessoas que dedicam a sua vida ao completo altruismo e ao doar-se a si mesmo.

Também pode ser interpretado de outro modo. Quando temos pouco, o pouco que temos já é suficiente, abundante e nos satisfaz. Mas quando temos muito, mesmo a opulência pode parecer pouco e mesmo rodeados de tudo nunca teremos o suficiente.Quando temos um casaco, usamos ele pra tudo, é perfeito com tudo, exatamente por ser o único. Já, quando temos dois, eles não bastam.

É impresionante, como esta frase pode ter tantas e tantas interpretações. Cada um pode interpretar de acordo com a sua vida, com o que tem como pouco e como muito em qualquer esfera da existência.

Por isso, o mais importante é valorizar o que temos e viver redeados de amor, felicidade, sabedoria e prosperidade.

Busque o que não pode ser roubado e viverás em eterna abundância.

Anúncios