Definições

Tava escrevendo isso outro dia, nao acabei… mas achei melhor publicar antes q esqueça e fique perdido no fundo do computador para sempre.

 

De acordo com o meu pensamento e baseado apenas no meu limitado conhecimento, desenvolvi um conceito:

 

As definições, sinônimos, antônimos, ou seja, a forma como um grupo ou sociedade agrupa suas palavras e significados, define os valores dessa sociedade e seu modo de pensar.

 

Numa simplificação, não querendo ser maniqueísta mas no fim é um pouco isso, o mundo é dividido entre bem e mal. Não em sua essência, mas a partir da relação dos significados de suas palavras. Ou seja, a cada palavra, criamos uma rede de associações, ligadas aos seus sinônimos e antônimos. A análise dessas redes, fazem com que percebamos a forma como um grupo ou sociedade pensa. Para citar um exemplo, pegamos a palavra divórcio, que em algumas sociedades é definida como um crime contra as leis de Deus e o sagrado matrimônio; e em outras como uma opção pessoal e a busca da felicidade. Essa não é a definição precisa da palavra divórcio, que seria: dissolução do casamento, em vida dos cônjuges, por decisão judicial, que extingue para o futuro o vínculo matrimonial. Mas sim o exemplo das redes de significados externos associados a esta em busca de uma significação mais plena.

 

As redes de significados são formadas a partir das associação com outros códigos normativos como: as leis, as religiões, a ética, a moral e a própria cultura de uma sociedade. E principalmente suas definições do mal, do errado, do crime, do pecado, má educação numa cultura, que associamos o conceito de bom e mal, certo e errado, pecado ou santo, a determinados significados.

 

Assim, com o passar do tempo a sociedade foi desenvolvendo seus códigos de leis e se dissociando da igreja e criando conceitos, como o divórcio, que são contra as leis da igreja, mas não são contra as leis das sociedade.

 

Com o passar dos anos e o desenvolvimento sócio-intelectual da sociedade, muitas redes foram se modificando em diferente grupos e sociedades. significados foram sendo associados com outros e assim modificadas nos códigos de leis. As principais mudanças dos últimos séculos foram em relação a liberdade pessoal e os direitos humanos; em áreas como o casamento, o trabalho, a mulher, a sexualidade, as drogas…

 

 

No entanto os significados e conceitos não são somente designados para as coisas e pessoas, mas também para nós mesmo. E a forma como nos significamos defini o modo como pensamos em nos mesmo e a quais palavras nos associamos. O fato de nos associarmos a palavras que assumem um caráter negativo no nosso dia a dia abaixa nossa auto estima e trás infelicidade. Por isso devemos sempre tratar a nós mesmos com expressões positivas, pois elas refletem a nossa percepção de nós mesmo.

Anúncios