Riscaldamento Pulmonar

Gente hoje eu descobri uma coisa muito interessante… Sempre que eu saia da agência no inverno… Isso ainda em Florianópolis, há dois anos… E mesmo agora, que sucede a mesma coisa… Um frio mortal tomava conta do meu corpo, como q vindo de dentro e enrijecia todos os músculos, que contraídos evitavam o chacoalhar do corpo.  Isso foi uma coisa que eu nunca consegui entender verdadeiramente. Principalmente porque, na grande maioria das vezes, não era tão frio e eu normalmente estava agasalhado. Sempre pensei que  alguma  o fato de estar muito tempo sentado na frente do computador pudesse influenciar. Mas hoje, quando andava de volta a casa, uma caminhada que dura felizmente cerca de 10 minutos, percebi que toda a problemática estava concentrada na respiração e era por isso que dava a impressão de o frio vir de dentro. Isso porque, este verdadeiramente vinha.

Ou seja, mesmo estando satisfatoriamente agasalhado no exterior. Meu pulmão estava acostumado com o ar quente e viciado do meu local de trabalho. E como estamos sentados e inativos, o corpo não é verdadeiramente quente, mas sim, aquecido pelo ambiente. Assim, quando saímos a rua, o efeito não é imediato, mas sim toma cerca de 5 minutos para realmente mostrar os efeitos. Pois, inicialmente o pulmão ainda está quente, e o frio não abala o termostato do corpo. Contudo, depois de poucos minutos o corpo se resfria por dentro e todo o sistema de aquecimento (rescaldamento) não está ainda funcionando em sua potência máxima. Assim ocorrem todos esses efeito aparentemente estranhos e desconfortáveis… Essa foi a descoberta cientifica de hoje.. claro q é ainda uma hipótese sem muito mérito, mas ao menos é o começo do processo.

Agora vou dormir.

Bju

