Essência

Essência

substantivo feminino

1. conjunto das qualidades pelas quais um ser existe e se define; conjunto dos elementos constitutivos de um ser, sem os quais não teria realidade alguma;

2. carácter distintivo;

3. princípio fundamental; ideia principal;

4. QUÍMICA solução alcoólica concentrada de um óleo essencial;

5. QUÍMICA óleo volátil extraído de plantas, que apresenta geralmente o odor característico da sua origem vegetal; óleo essencial;

6.
FILOSOFIA por oposição a existência: o que uma coisa é, ou melhor, o que
compreendemos que ela é, a sua ideia; quididade;

7. FILOSOFIA por oposição a acidente: o ser próprio ou verdadeiro das coisas, que produz, sustenta e torna inteligível a forma das mesmas;

(Do lat. essentìa-, «id.»)

A certeza da morte trás a essência da vida.

Estava agora vendo um filme ótimo. My life without me. Não sei a tradução, I’m sorry. Mas é o tipo de filme que se deve ver. O tipo de filme que te alerta a acordar pra vida e ver as coisas que realmente importam. Parar de pensar em futilidades, das mais diversas que passam pela nossa cabeça.

Semana passada eu tive um colapso nervoso. Juro. Dessa vez não é piada. Foi só um dia. Porque tava muito nervoso que as coisas não estavam dando certo por aqui. Pra resumir eu só podia ficar aqui três meses e por isso fui pra Suíça e voltei pra renovar o carimbo do meu passaporte. No entanto, por ter ido e voltado de avião eles podiam ver q eu tinha ido e voltado em dois dias e por isso não me deram o documento que eu precisava e que realmente legitima minha situação no país. Ou seja, a partir daquele dia eu estava ilegal e tenho que ficar nessa situação ao menos 3 meses, antes de sair e retornar ao país novamente. Mas dessa vez,
claro, ir de trem e voltar de avião. Depois do colapso, no qual acordei no meio da noite, às quatro horas da manhã com dor de estomago e fui no banheiro e vomitei tudo que tinha comido durante o dia. Na verdade não tava me sentindo muito no clima de comer e mesmo assim comi muito, como sempre. Só que, devido a impossibilidade de digerir, me fez mal.

Um dia depois eu pensei. Quer saber. Daqui a um ano isso tudo vai ter passado e não tem porque eu ficar me sentindo assim. Tudo vai dar certo. Confesso a vocês que esse pensamente eu vi um dia no programa da Ana Maria Braga… auhuahuahu… algum dia, anos atrás, quando tomava café antes de ir pro trabalho e achei realmente ótimo. O pensamento é para quando alguma coisa te deixa nervoso, estressado, ansioso, ou qualquer desses sentimentos depreciativos, você para e pensa: essa situação que ta me consumindo tanta energia vai fazer alguma diferença daqui um ano? Isso faz agente selecionar mais as coisas essências, que
realmente trazem mudanças na nossa vida.

Assim me
acalmei.

Um dos
pensamentos do filme – percebo que, muitas vezes, a função de horas e
horas de filme é apenas nos preparar para um único pensamento ou frase. Esse
tipo de filme tem várias, mas todas sobre a essência da vida.

Uma
delas, era sobre a morte. A protagonista fala que todas essas roupas que
podemos comprar, modelos nos catálogos, comidas gordurosas, dietas, tudo isso é
apenas para não pensarmos sobre a morte.

.

.

.

Acabei me
distraindo com outras coisas. E uma coincidência muito grande aconteceu.
Daquelas bizarras mesmo e ininteligíveis. Mas no fundo, quando agente segue as
leis dos sinais elas se tornam freqüentes. Uma delas é… se alguém te faz
lembrar um conhecido vá conversar com essa pessoa, pois ela tem algo pra lhe
dizer.

É a VIDA.

