Finalmente planos para o futuro

Acho q uma das piores coisas q pode acontecer com o ser humano eh a total falta de perspectiva de futuro. Nao que isso tenha passado pela minha cabeca. Mas ao mesmo tempo passei muito tempo sem saber o que fazer, ou o que queria fazer no futuro. Ao mesmo tempo que tinha planos ou mesmo almejava voltar a vida profissional como designer ou qquer coisa no campo criativo, me frustrava com o salario oferecido no geral. Um dos piores problemas de se morar na Inglaterra, eh q mesmo ganhando pouco dinheiro voce sempre ganha 4 vezes mais q o brasil, 2 vezes mais q os EUA, 1.5 mais que a Europa e 10 vezes mais q a Africa. Ou seja, agente se acostuma a ganhar dinheiro. Em outras palavras, valoriza mais nosso tempo de vida.
 
Um dia eu tive um pensamento. Estava em meu quarto meio pirado da cabeca, depois de consumir algumas substancias psicotropicas.Lia um livro OTIMO de design, "Ver eh compreender". E no meio de algum paragrafo metaforico surgiu um pensamento que ao mesmo tempo eh profundo e triste, contudo totalmente concreto e realista. Acho q uma lagrima de frustracao correu naquele momento. Percebi q vendemos nossa vida por muito pouco. Nao todos, mais a maioria. Entao eu pensei. Temos 80 anos de vida, otimisticamente falando. Esse eh um periodo definido, depois disso acabou, nao temos segundo tempo ou prorrogacao. Dividimos nosso tempo em anos e meses. E no brasil ganhamos salarios mensais. Vendemos nosso tempo, nossas horas preciosas de vida aos nossos patroes ou clientes. Eles nos pagam "por nosso trabalho". Mas naquele momento ocorreu uma mudanca paradigmatica, onde passei a ver a realidade a partir de outro angulo, onde tempo eh invariavel e tempo de vida eh precioso. Na verdade eles nao compram nosso trabalho mas sim nossa vida. Voce vende sua vida pra costruir seu sonho ou o sonho de outros. Infelzmente na maioria das vezes o valor eh tao baixo que o preco q voce vende sua vida mal paga o valor basico de se manter vivo, saldavel e feliz (que sao os padroes basicos) se formos falar em perspectivas de investimentos, aquisicao de bens e tudo mais… temos que calcular decadas da preciosa areia de nossa ampulheta de vida escoando.
 
Dae agente pensa, sera q minha vida vale tao pouco.
 
Contudo, outro fato muito importante eh q temos q dar sentido a nossa vida. De que importa rios de dinheiro se nosso trabalho nao nos tras uma razao maior de viver. Se nao colhemos os frutos ideologicos do trabalho. Ou seja, se o que fazemos nao nos tras felicidade ou no minimo tesao. Afinal eh terrivel pensar no trabalho como algo q voce tem q fazer, mas sim como algo q voce gosta de fazer. Faca o que gostas e nao trabalharas um dia se quer em sua vida… Ja dizia algum filosofo a dois mil anos atras.
 
Mas porque nao eh facil fazer o que gosta e ganhar bastante dinheiro com isso… hehehe… talvez seja ne, eu q fui preguicoso… pode ser…
 
Entao, como falava, no comeco, finalmente decidi o que fazer. Estruturei meus planos de futuro proximo pra voltar pra Floripa em tres ou quatro anos. Nao sei se la vou conseguir mesmo voltar, afinal nao eh facil abandonar a Europa, mas ao menos agora tenho um objetivo a seguir, uma meta a cumprir.
 
E cada vez mais me da um sentimento de previsibilidade, mostrando que quando agente planeja algo e gasta energia na realizacao de uma meta, por mais que demore, um dia agente chega la. Pode demorar anos ou segundos, depende se sao metas cotidianas ou planos de vida. Entao, quando realizamos, agente senta, para, pensa, talvez chora e se pergunta: o que farei em seguida?
 
 
Eh isso ai.
Bjao
 
 
 
 
 
 
 
 
